Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Trinta por uma linha

A força dos laços de amizade

viva_a_amizade.jpg

 

Dou muitas vezes comigo a pensar que isto das relações humanas, nomeadamente no que toca a amizade, tem muito que se lhe diga. É algo complexo, por vezes, até difícil de perceber, e doloroso pelo sofrimento que casualmente nos provoca. Todavia, é, sem dúvida algo muito forte, que nos marca durante toda a nossa vida. 

 

Ora, chego a esta conclusão quando, mesmo passados longos períodos de tempo, como, por exemplo, vinte anos, me continuo a lembrar de coisas que fazia com os meus colegas de infância como se fosse ainda hoje. Alguns desses meus amigos já não estão comigo há muitos anos e ainda assim parece que os conheço como se estivesse estado com eles ontem. Daí eu dizer que a amizade tem de ser considerada algo realmente forte e os seus laços marcantes para que isto aconteça. Só um sentimento assim poderoso nos marca e molda desta maneira, acabando por nos ajudar a definir quem nos tornamos. Assim sendo, e porque eu não me imagino a viver sem o conforto da proximidade dos meus amigos, defendo que devemos valorizar a amizade. Não no sentido literal do tema, porque isso já toda a gente o faz. Devemos-lhe atribuir valor no sentido do que ela representa para nós e para o que, por vezes, não representa para os outros. Devemo-nos preocupar com a nossa amizade em específico, mas também com a dos nossos colegas e dos nossos futuros filhos, assumir que os momentos que passamos com os nossos amigos são dos mais ricos que temos, dos que ficam cravados na nossa memória e cujas histórias um dia contaremos aos nossos netos. A amizade, quando verdadeira e autêntica, é a relação humana mais pura e desinteressada, pois quando existe na sua plenitude, fica-se feliz por dar, sem estar à espera de receber, sentimo-nos em paz por saber que existe alguém que estará de sorriso rasgado quando nós lhe falarmos de qualquer um dos nossos problemas, alguém que pensa em nós tanto quanto nós pensamos neles e que fará tudo o que está ao seu alcance para não nos desiludir. 

 

E, por isso, valorize-se a amizade, ensine-se a ser amigo, estimemos os nossos atuais amigos e prezemos aqueles que o ainda virão a ser, pois são das coisas mais valiosas da nossa vida. 

12 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Categorias

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D